Cirurgia do Joelho
A Cirurgia do Joelho é uma das especialidades de maior procura dentro da ortopedia, pois é local frequente de lesões e patologias que acometem indivíduos de todas as idades.
A sua anatomia complexa, grande demanda durante atividades esportivas e carga constante devido ao peso corporal colocam esta articulação em risco, com grande parcela da população buscando a especialidade todos os anos.
Podemos dividir as lesões ortopédicas dos joelhos em alguns grandes grupos:
Lesões Esportivas
Causadas tanto por traumas e torções como por sobrecarga articular. Dentre as patologias mais comuns, destacam-se as lesões de cartilagem, meniscos e ligamentos, bem como as tendinites.
Fraturas por acidentes / traumas
Destacam-se as fraturas de patela, porção superior da tíbia (platô) e parte inferior do fêmur.
Lesões degenerativas / desgastes
Podem acometer pacientes de todas as idades, mas em sua maioria atingem os indivíduos mais idosos. São caracterizadas principalmente pela artrose e lesões de cartilagem, mas podem atingir todas as estruturas internas do joelho.
A cirurgia do joelho foi revolucionada após o advento da artroscopia, técnica minimamente invasiva que, através de uma pequena câmera e instrumentos especiais, permite a realização de diversos procedimentos com apenas pequenos cortes na pele, promovendo resultados excelentes com baixas taxas de complicação.
Nos casos de desgaste mais avançado, temos a possibilidade de substituição da articulação do joelho através da cirurgia de artroplastia (prótese), procedimento que devolve a qualidade de vida a milhões de pacientes ao redor do mundo todos os anos.
Importante destacar que, na maioria das vezes, a cirurgia do joelho pode ser evitada, desde que as patologias sejam identificadas precocemente e adequadamente tratadas.
Para isso, utilizamos diversas ferramentas como exercícios e fisioterapia, infiltrações e outras abordagens não invasivas.
Nossa equipe conta com médicos especialistas em Cirurgia do Joelho, com ampla formação tanto nas lesões esportivas quanto degenerativas. Disponibilizamos as mais diversas técnicas e abordagens, promovendo um atendimento integral e voltado ao bem estar do paciente.
Viscossuplementação – o que é, como é realizada?
Você já ouviu falar sobre Ácido Hialurônico? E sobre viscossuplementação? O que é o Ácido Hialurônico? O Ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente no nosso corpo, presente em diversos locais - juntas, olhos, pele.Ela naturalmente atrai moléculas...
Quando eu posso voltar a dirigir após uma fratura de Patela?
Antes de tudo é preciso entender que existem vários tipos de fratura de patela com tratamentos diferentes. Desde uma fratura simples, que não precisa de cirurgia somente um período de imobilização. Fraturas não tão complexas que tem uma cirurgia mais simples, que...
O que são os meniscos?
Dentro do joelho, existem diversas estruturas que auxiliam a articulação a cumprir suas funções. Dentre elas, existem duas peças em formato de meia-lua, posicionadas entre o fêmur e a tíbia – os meniscos. Eles são formados de um tipo específico de cartilagem, macia e...
Viscossuplementação e suas indicaçoes
As queixas de dores em joelhos são frequentes em nossos consultórios, sendo que esta queixa pode ser a apresentação de uma grande gama de diagnósticos, os quais vários podem se beneficiar de um tratamento cada vez mais popular, a viscossuplementação. O que é a...
Operei o joelho, e agora, como recuperar?
A primeira dúvida de todos as pessoas que precisam operar é: como que será após a cirurgia? Então neste texto irei explicar as ações nas primeiras semanas após uma cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior realizada pela nossa equipe. Logo no primeiro...
Patela bipartida
A patela bipartida é uma alteração congênita, onde existe um defeito na fusão de parte do osso. Normalmente é assintomática, sendo descoberta de forma incidental (ao realizar um exame do joelho por outro motivo) e raramente necessita de tratamento. Ocorre em 2-3% da...