Blog

Viscossuplementação – o que é, como é realizada?

por | jan 26, 2022 | Cirurgia do Joelho | 0 Comentários

Você já ouviu falar sobre Ácido Hialurônico?  E sobre viscossuplementação?

O que é o Ácido Hialurônico?

O Ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente no nosso corpo, presente em diversos locais – juntas, olhos, pele.Ela naturalmente atrai moléculas de água, sendo fundamental para a viscosidade e capacidade de lubrificação do líquido presente nas articulações.

Recentemente, a indústria farmacêutica disponibilizou este produto para aplicação médica, podendo ser usado tanto para fins estéticos como para tratamentos.

E a viscossuplementação, o que é?

É um tratamento médico que consiste na aplicação deste ácido hialurônico dentro de alguma articulação, principalmente nos joelhos.

Como isto vai funcionar?

Dentro da articulação, esta substância repõe, temporariamente, o lubrificante articular natural danificado (fluido sinovial), auxiliando no alívio da dor e melhorando a função da articulação, colaborando com a diminuição do atrito e aumento do amortecimento articular.

Como é realizado este procedimento?

A aplicação do ácido hialurônico dentro do joelho é realizada através de uma  infiltração local, no próprio consultório, com um pouco de anestésico para melhor conforto. Ela pode ser realizada em dose única ou três doses, dependendo de cada caso e do medicamento utilizado. Procedimento rápido e praticamente indolor.

E o resultado, dura quanto tempo?

O procedimento tem potencial de reduzir a dor por um período de 06 a 12 meses, dependendo do nível de mobilidade de cada paciente e do grau de envolvimento articular.

Quais seriam as indicações da Viscossuplementação?

Podemos pontuar as duas principais patologias do joelho que apresentam boa resposta ao tratamento

Artrose

Patologia muito comum em pacientes acima dos 60 anos, a artrose nada mais é que o “desgaste” da articulação. Nela ocorre a perda de função dos joelhos, aumentando o atrito e consequentemente a dor local. A viscossuplementação diminui a dor nos casos de artrose leve e moderada. Sendo muito bem indicada para os casos onde a prótese de joelho não está indicada ou não é desejada pelo paciente.

Condromalácia patelar

Patologia muito comum em mulheres acima dos 30 anos, causada pela sobrecarga na articulação patelofemoral, causando dor e limitações. Para tratamento, é necessário uma readequação da musculatura da coxa, porém com a viscossuplementação é possível a melhora de grande parte da dor, sendo um excelente coadjuvante no tratamento.

Com a evolução dos tratamentos, cada vez mais temos alternativas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dores nos joelhos. Naturalmente, cada caso deve ser avaliado individualmente, com o auxílio de um ortopedista capacitado.

Converse com um de nossos especialistas e veja se seu caso se encaixa neste tratamento!

Dr Bernardo Ferreira da Luz
CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101
Especialista em Traumatologia Esportiva e Cirurgia do Joelho

Dr. Paul André Alain Milcent
Especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia Do Joelho
CRM 29491/RQE 18716 TEOT 14394

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.