Blog

Artroscopia – Principal técnica para tratamento cirúrgico das lesões articulares

por | fev 11, 2020 | Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

O que é a Artroscopia?

Princípal técnica para tratamento cirúrgico das lesões articulares, a artroscopia é minimamente invasiva e apresenta poucas complicações.

Neste procedimento, o ortopedista é capaz de visualizar, diagnosticar e tratar as mais diversas lesões nas articulações do corpo. São utilizados pequenos cortes na pele, cada um com menos de 1cm, que chamamos de portais artroscópicos. Por eles, são introduzidos os instrumentos para a realização da cirurgia, todos da espessura de uma caneta – câmera para visualização, pinças, etc. As imagens são projetadas em uma tela de alta definição, pela qual o ortopedista consegue ver toda a articulação sem a necessidade de grandes cortes. Muitas vezes, é possível até identificar lesões que não eram visíveis nos exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética.

Justamente por não precisar de grandes cortes, a artroscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo, com pouca agressão às estruturas locais. Desta forma, a recuperação fica muito mais rápida, existe menos dor e evitam-se muitas complicações. As cicatrizes são pequenas e bastante estéticas, muitas vezes até imperceptiveis.

A artroscopia pode ser utilizada em diversas patologias e regiões do corpo.

Atualmente, grande parte das lesões internas do joelho são tratadas através da artroscopia, como as roturas do Ligamento Cruzado Anterior, lesões de menisco e de cartilagem. O cirurgião consegue, através das imagens projetadas na tela, examinar detalhadamente todas as estruturas e realizar o tratamento mais adequado. Nas lesões mais simples, apenas dois pequenos cortes na frente do joelho são suficientes para realizar a cirurgia, melhorando muito a recuperação pós-operatória. Muitas vezes, o paciente deixa o hospital caminhando sem necessidade de muletas e com o movimento livre da articulação.

As lesões do membro superior, em especial do ombro e cotovelo, também podem ser tratadas através desta técnica cirurgica. Dentre elas, destacam-se as roturas do Manguito Rotador do ombro, tendões que são responsáveis pelos movimentos de elevação e rotação do braço. Na verdade, virtualmente todas as articulações do corpo podem ser tratadas através da artroscopia – quadril, punhos e tornozelos também se beneficiam com esta versátil técnica.

Converse com seu ortopedista sobre sua patologia e sobre a possibilidade de realizar seu tratamento através da artroscopia!

Dr. Paul André Alain Milcent (CRM/PR 29491 ) – Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia Do Joelho.

 

 

 

 

 

Compartilhe esse post:

Dr Paul Milcent

Dr Paul Milcent

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.