Blog

O que são os meniscos?

por | jul 17, 2020 | Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

Dentro do joelho, existem diversas estruturas que auxiliam a articulação a cumprir suas funções. Dentre elas, existem duas peças em formato de meia-lua, posicionadas entre o fêmur e a tíbia – os meniscos.

Eles são formados de um tipo específico de cartilagem, macia e fibrosa, chamada fibrocartilagem. Um fica na parte lateral/externa do joelho, outro na parte medial/interna – são chamados, desta forma, de Menisco Lateral e Menisco Medial.

Função dos meniscos

Sua função é a absorção de choque e amortecimento do joelho, suportando grandes cargas compressivas. Se não fosse pelos meniscos, estas cargas trariam danos e desgastes progressivos nas demais estruturas do joelho.

Pelo fato de terem formato de cunha, os meniscos também melhoram o “encaixe” da articulação e aumentam ainda mais a estabilidade do joelho. Por fim, os meniscos também aumentam em três vezes a área de contato entre o fêmur e a tíbia, diminuindo a pressão da articulação e distribuindo força sobre uma área maior.

A vascularização dos meniscos merece atenção, pois eles possuem vasos sanguíneos apenas na sua porção mais externa, chamada Zona Vermelha. A porção mais interna do menisco recebe seus nutrientes apenas por difusão do líquido articular, e é chamada Zona Branca. Como o suprimento de sangue para os meniscos é ruim, algumas lesões geralmente não cicatrizam por conta própria.

Lesão degenerativa e lesão traumática dos meniscos em joelhos

No vídeo abaixo Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho, explicar quais os tipos de lesões que ocorrem nos meniscos e quais os tratamento possíveis.

 

Dr. Paul André Alain Milcent (CRM/PR 29491 ) – Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia Do Joelho.

Compartilhe esse post:

Dr Paul Milcent

Dr Paul Milcent

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.