A primeira dúvida de todos as pessoas que precisam operar é: como que será após a cirurgia? Então neste texto irei explicar as ações nas primeiras semanas após uma cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior realizada pela nossa equipe.
Logo no primeiro dia, durante o internamento, é realizado pela nossa equipe a primeira sessão de fisioterapia, com treino de marcha com duas muletas, mobilização do joelho e crioterapia local. O objetivo é que o paciente saia do hospital caminhando com as muletas, movimentando o joelho operado e iniciando a ativação dos músculos da coxa.
Após duas semanas, retiramos as muletas e iniciamos um treino mais intenso de marcha. Além disso temos como objetivo a mobilização do joelho em um arco de movimento funcional, sem exageros e também começaremos o ganho de força progressivo em quadril e mesmo nos joelhos, conforme a evolução de cada paciente.
Finalizando as 6 primeiras semanas, o objetivo é que o paciente realize todas as suas atividades diárias sem dificuldades, tal como dirigir, caminhar, subir e descer escadas. Pode apresentar dor esporádica ou mesmo ausência de dor, além de pouco acúmulo de líquido no joelho operado. Este é o momento que o dia a dia passa a voltar à normalidade.
Entre a sexta e a décima segunda semana de pós operatório, o paciente realiza um trabalho mais intenso de controle muscular, ganho de força e a famosa propriocepção, que costumo explicar como “equilíbrio” ou “inteligência” da das articulações. Tudo em protocolo planejado com nossa equipe de fisioterapia.
Após o terceiro e quarto mês, os pacientes com evolução adequada, iniciam exercícios mais dinâmicos, começando pela corrida e ciclismo, podendo avançar para treino específico do esporte praticado anteriormente. Esta é a fase que chamamos de Reatletização. Aqui também é o momento que liberamos nossos pacientes a retornar aos seus trabalhos, mesmo que mais intensos.
Idealmente a reatletização deve seguir um protocolo rígido e individualizado conforme evolução de cada paciente, sendo preferencialmente realizado por uma equipe especializada de fisioterapia esportiva.
No final do sexto mês, já podemos começar a pensar em retorno a atividade física plena, porém isto depende de uma avaliação com critérios pré estabelecidos.
Reabilitação do joelho
A correta reabilitação é essencial para termos um resultado excelente em nosso tratamento, por isso que estamos em constante interação e discussão com a equipe de fisioterapia da @upcentrointegrado.
Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.
0 comentários