Terapia com ondas de choque

Histórico das Ondas de Choque

O tratamento por ondas de choque extracorpóreo é usado desde meados da década de 80 na especialidade de urologia, para o tratamento de pacientes com cálculos renais. No início da década de 90 na Alemanha e Áustria, através de estudos científicos, verificaram que este método de tratamento também era eficaz em patologias ortopédicas, e devido aos bons resultados da terapia, em 1997 foi constituída a sociedade “European Society For Muscoloskeletal Shockwave Therapy (ESMST)“.      

Com a repercussão dos bons resultados e maior interesse por parte da sociedade mundial de ortopedia, em 1998, foi fundada a sociedade internacional “International Society For Muscoloskeletal Shockwave Therapy (ISMST)“. Atualmente 34 países são associados à Sociedade Internacional de Terapia de Ondas de Choque (ISMST) e estão desenvolvendo sua divulgação e resultados. O Brasil é um deles, sendo que aqui a Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC).

 

Aspectos Físicos

Uma onda de choque é uma onda acústica pulsada que provoca um súbito aumento na pressão para na área-alvo, seguida de uma pressão negativa.

As ondas de choque são divididas em dois tipos: FOCAL E RADIAL. As duas tecnologias diferem quanto aos aspectos físicos, aparelhos geradores e mecanismo de ação, mas dividem uma série de indicações em patologias ósteo-articulares.

Como funciona o tratamento?

As ondas de choque agem de diversas maneiras:

  • Ação mecânica: causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local;
  • Ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor;
  • Ação vascular: provocar uma congestão vascular e neoformação de vasos

 

 

Indicações do Tratamento com Ondas de Choque

O tratamento por ondas de choque extracorpóreo (ESWT) tem disponibilizado aos Médicos  um método terapêutico alternativo para o tratamento de patologias  crônicas dos tendões, calcificações, dores miofasciais e fraturas com retardo ou não união óssea. Atualmente as máquinas foram desenvolvidas especificamente para a utilização da Ortopedia.

Inúmeros pacientes tratados com ESWT demonstraram melhora nos sintomas já no intervalo entre as aplicações e em muitos casos os sintomas desaparecem em cerca de 30 dias após o término do tratamento.

 

Patologias do Tendão

  1. Calcificações Periarticulares dos Ombros (Tendinite Calcárea)
  2. Epicondilite Lateral e Epicondilite Medial  (Cotovelo de Tenista e Golfista)
  3. Síndrome dolorosa do grande trocanter (Bursite trocantérica)
  4. Tendinite Patelar
  5. Tendinopatia do Aquiles (Tendão Calcâneo)
  6. Fasciíte Plantar Com ou Sem Esporão

Nas patologias de tendões, a critério médico, são indicadas de 3 a 5 sessões, com intervalo semanais.

 

 

Patologia Ósseas

  1. Pseudoartrose (Fraturas Não Consolidadas) ou Retardo da Consolidação
  2. Fraturas por estresse
  3. Necrose Avascular óssea, sem desarranjo articular

O  tratamento por ondas de choque pode ser uma opção para fraturas que mesmo após uma estabilização adequada com uma cirurgia não obtiveram uma consolidação satisfatória por falta de estímulo biológico. A duração do tratamento depende de fatores a serem avaliados em primeira consulta.

 

Patologias Musculares

  • Sindrome dolorosa miofascial (Pontos de Gatilho)
  • Lesões musculares crônicas sem descontinuidade

Nestes casos, as ondas de choque podem atuar na sintomatologia ou mesmo na regeneração muscular.

Contra Indicações da Terapia com Ondas de Choque

O tratamento  por ondas de choque deve ser realizada após uma indicação  feita  por um MÉDICO  e tem como contra-indicação os seguintes itens:

  • Paciente tendo anormalidade na coagulação sanguínea (coagulopatia), ou que esteja tomando algum tipo de anticoagulante;
  • Paciente estando grávida;
  • Doença primária maligna (tumores) na área de tratamento;
  • Epífises de crescimento no foco (crianças);
  • Tecido pulmonar no foco;
  • Infecção aguda de tecido mole ou osso;
  • Infecções sistêmicas;
  • Uso de marca-passo (aplicação próxima);
  • Epilepsia;
  • Vasos ou nervos maiores no foco;
  • Infiltração de corticosteróides no local da aplicação nas últimas 6 semanas;

 

O primeiro contato é realizado através de uma consulta médica, que é feita por um de nossos Ortopedistas, mesmo se o paciente vier com indicação de outro médico. Está primeira avaliação tem a função de confirmar a indicação, levantar e expor o prognóstico do paciente com o tratamento proposto. Além disso, explicamos ao paciente como funciona o tratamento e acordamos qual a duração do mesmo.

Como regra, qualquer tratamento será iniciado com 3 a 5 sessões, com intervalo semanal entre elas, podendo ser necessário uma complementação com sessões extras.

As sessões são realizadas em nosso consultório, com duração média de 10 minutos cada aplicação. Esta terapia pode causar dor no local da aplicação, porém uma pequena minoria dos casos é necessário sedação ou anestesia para serem realizadas, estando mais a critério do próprio paciente.

Ao final do tratamento, realizamos uma nova avaliação para fechar o caso e orientarmos se será necessário uma continuidade no tratamento em um futuro. Após esta avaliação o paciente será reencaminhado ao médico assistente para continuar o acompanhamento.

Aplicação das Ondas de Choque

Localizar o ponto da dor

Aplicar gel condutor sobre a região

Aplicar as Ondas de Choque

A Meditoc faz parte da rede de Centros de Tratamento com Ondas de Choque da SMBTOC, nesta clínica realizamos uma avaliação em uma primeira consulta para verificar se sua patologia se encaixa no tratamento, quais seriam os resultados esperados e quantas sessões que serão realizadas.

Estamos à disposição para discutir todos os casos e retirar qualquer dúvida.

Nossos especialistas

Dr Bernardo Luz
CRM/PR 24331 RQE 16891
Traumatologia Esportiva

Dr VAGNER MESSIAS
CRM/PR 24396 RQE 17337 TEOT 13051
Cirurgia do Ombro e Cotovelo