Blog

Viscossuplementação e suas indicaçoes

por | jun 30, 2020 | Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

As queixas de dores em joelhos são frequentes em nossos consultórios, sendo que esta queixa pode ser a apresentação de uma grande gama de diagnósticos, os quais vários podem se beneficiar de um tratamento cada vez mais popular, a viscossuplementação.

 

O que é a viscossuplementação

A viscossuplementação é um tratamento que substitui, temporariamente, o fluido sinovial danificado para auxiliar no alívio da dor e melhorar a função da articulação, colaborando com a diminuição do atrito e aumento do amortecimento articular. A aplicação do ácido hialurônico dentro do joelho, é realizado por infiltração local, podendo ser em dose única ou três doses, dependendo de caso a caso e do medicamento utilizado. O procedimento reduz a dor por um período de 06 a 12 meses, dependendo de cada paciente.

Porém quando podemos utilizar tal tratamento? Iremos pontuar as duas principais indicações para a utilização deste procedimento.

Artrose

patologia muito comum em pacientes acima dos 60 anos, a artrose nada mais é que o “desgaste” da articulação. Ocorrendo perda de função nos joelhos, aumentando o atrito e consequentemente a dor local. A viscossuplementação diminui a dor nos casos de artrose leve e moderada, sendo muito bem indicado para os casos que a prótese de joelho não está indicada ou não desejada pelo paciente.

Condromalácia patelar

Patologia muito comum em mulheres acima dos 30 anos, causada pela sobrecarga na articulação patelofemoral, causando dor e limitações. Para tratamento, é necessário uma readequação da musculatura da coxa, porém com a viscossuplementação é possível a melhora de grande parte da dor, sendo um excelente coadjuvante no tratamento.

Então, com a evolução dos tratamento, cada vez mais temos alternativas a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dores nos joelhos, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente com o auxílio de um especialista de joelho.

Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.

 

 

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.