Blog

Salto alto faz mal à coluna?

por | mar 4, 2020 | Cirurgia da Coluna | 0 Comentários

O uso do salto alto está consagrado nos nossos tempos e faz parte do guarda-roupa de muitas mulheres. Com o uso de um sapato com salto muito alto, o peso do corpo não fica bem distribuído e o equilíbrio fica comprometido.

Postura com salto alto

A postura fica inclinada para a frente fazendo com que a coluna se dobre mais para que este equilíbrio seja atingido e a mulher possa caminhar. O eixo de gravidade do corpo fica anteriorizado e, para compensar essa alteração e manter o equilíbrio, a mulher tende a empinar o glúteo. Isso pode provocar o aumento da lordose da coluna e da tensão muscular posterior, culminando com dores nesta região.

Uma preocupação adicional é que cada vez mais vemos crianças e adolescentes tambem fazendo uso frequente e por períodos prolongados dos saltos altos.

Conselhos médicos para uso de salto alto

A recomendação para tentar prevenir todos esses problemas é evitar o uso excessivo do calçado. Opte por saltos que tenham entre 3cm e 4cm de altura e que lhe ofereça conforto, acima de tudo. Os modelos plataforma e Anabela distribuem melhor a pressão do corpo sobre a plantas dos pés e, por isso, diminuem as dores provocadas pelo uso do salto alto.

Previna-se.

 

Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).

Compartilhe esse post:

Dr. Álynson Larocca Kulcheski

Dr. Álynson Larocca Kulcheski

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.