Blog

Qual atividade física é a melhor?

por | abr 24, 2020 | Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

Com certeza você conhece pessoas que correm sem parar ou mesmo que fazem musculação diariamente…. ah claro… além do pessoal do crossfit, pilates, yoga, judô, jiu jitsu. Porém, o que seria o ideal????

Em um post anterior dei alguma dicas para iniciar uma atividade física regular, pensando sempre em algo que te agrada, sendo assim cada pessoa se sentirá melhor praticando um tipo de esporte. O que é bom para mim não precisa ser bom para você, porém existem alguns pontos a serem levantados.

Para facilitar a compreensão eu costumo dividir as atividades em dois tipos: atividades com predomínio aeróbico e atividades de força muscular.  Idealmente, devemos misturar os tipos de atividades físicas que realizamos.

Atividades de força muscular

A atividade de força muscular, que o exemplo mais conhecido é a musculação, faz com que nosso corpo se mantenha mais consistente, melhor estruturado, evita a perda muscular característica do nosso envelhecimento além de auxiliar a manutenção da massa óssea. Auxilia no processo de estabilização das articulações, evitando ou diminuindo a dor, além de nos ajudar no esporte que praticamos, já que quanto mais controle e força muscular, melhor será nosso desempenho atlético. Por fim, porém muito importante, quanto melhor nossa massa magra, mais fácil é mantermos o peso, já que o músculo é um tecido bem mais ativo que a gordura.

Exercício aeróbico

Com o exercício aeróbico, conseguimos melhorar nossa condição cardio vascular, nossa disposição. São atividades mais agradáveis, para a maioria das pessoas, que podem ser realizadas entre amigos, muitas ao ar livre. São atividades que normalmente já existem muitos objetivos pré determinados, como uma distância a alcançar ou mesmo um campeonato a realizar. Eu acredito ser essencial para mantermos a regularidade.

dica que fica é a seguinte: as atividades físicas diferentes se complementam, sendo assim acredito que a mistura delas deve ser levado em conta para a manutenção da regularidade e da saúde.

 

Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.

 

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.