O que é Capsulite adesiva

por | jul 20, 2020 | Cirurgia de Ombro e Cotovelo | 0 Comentários

Uma das causas de dor intensa no ombro, a capsulite adesiva é causa frequente de procura por atendimento na emergência e no consultório.

Conhecida também como “ombro congelado”, causa dor e limitação dos movimentos do braço. Alguns pacientes tem mais chance de ter essa doença, como aqueles que têm diabetes e distúrbios da tireóide. Pode também aparecer semanas após um procedimento no tórax ou pescoço. Não sabemos exatamente os motivos do seu aparecimento, mas os fatores citados são frequentes nessa doença.

A capsulite é uma doença dividida por fases.

A primeira é bem dolorosa e frequentemente é confundida com bursite.

Após algumas semanas, a limitação de movimento começa a ser percebida, principalmente para por a mão na nuca e nas costas. Chamamos essa fase de “congelamento”.

Depois de meses, haverá o descongelamento” com melhora dos movimentos do ombro. Infelizmente ao final do tratamento pode haver alguma limitação da função do membro.

Se for significativa, indicamos a cirurgia, feita por artroscopia, para que se consiga um melhor resultado nos movimentos. Muitos pacientes chegam a pedir para operar na fase dolorosa, pois afeta a qualidade de vida e principalmente o sono, com piora da dor a noite. Mas nesse período, a cirurgia não está indicada e, quando realizada, piora a dor nos primeiros dias após o procedimento.

Controle dos sintomas da capsulite adesiva

Para o controle dos sintomas, podemos usar moduladores de dor(como a pregabalina, duloxetina, entre outros), infiltração e bloqueios de nervo (podendo ser toda semana), fisioterapia, acupuntura, corticóides injetáveis, antinflamatórios e analgésicos potentes. O principal é reconhecer a doença no seu início e buscar o alívio da dor, com uma ou mais medicações ou aplicações.

Dr. Vagner Messias Fruehling (CRM/PR 24396) é Médico Ortopedista, especializado em Cirurgia em Ombro e Cotovelo.

Dr. Vagner Messias