Blog

Meu familiar quebrou o quadril, e agora?

por | nov 17, 2020 | Cirurgia do Quadril | 0 Comentários

Em tempos de pandemia e isolamento domiciliar, passamos a observar dois padrões de acidentes que aumentaram exponencialmente: os acidentes com motociclistas de aplicativos e as quedas dos idosos em casa.

Os acidentes com motociclistas de aplicativo representam traumas de alta energia e com grande potencial para lesões graves e até fatais. As fraturas do quadril em pacientes jovens são um desafio para o tratamento e necessitam, em sua grande maioria, estabilização das fraturas  e tratamento cirúrgico especializado.

Os idosos em isolamento social representam parcela da população em grande risco nessa pandemia, pois sofrem quedas em casa e fraturas de fêmur proximal, cujo tratamento pode vir a ser a conhecida “prótese de quadril”.

Na suspeita de traumas mais graves, devemos acionar o SIATE para mobilizar o paciente para centros de atendimento adequado, onde o primeiro atendimento será realizado. Após o atendimento inicial e diagnóstico da fratura do quadril, devemos manter a calma e buscar orientação quanto às possibilidades de tratamento, transferência ou possíveis complicações da lesão.

Tanto os acidentes de moto como as quedas de idosos podem representar casos graves de fraturas, que necessitam abordagem precoce, multiprofissional e especializada.

Para dúvidas e mais orientações, os especialistas da ORTOPRO estão à disposição.

Dr. José Marcos Lavrador Filho
Cirurgia do Quadril e Trauma Ortopédico
CRM/PR 30395 RQE 21576 TEOT 14638

Compartilhe esse post:

Dr. José Marcos Lavrador

Dr. José Marcos Lavrador

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.