Blog

Principais lesões que podem ocorrer nos corredores de rua

por | mar 24, 2020 | Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

O esporte mais democrático, que não para de atrair adeptos por todo o Brasil, também tem seus vilões. Vamos pontuar as lesões que podem deixar qualquer atleta fora das ruas por algum tempo e como evitar!!

1. A Famosa Canelite

A famosa canelite! Lesão que normalmente ocorre por sobrecarga nos treinos associada a perda do arco plantar. Ocorre uma inflamação ao redor do osso da perna, porém em alguns casos pode ocorrer a evolução para uma fratura por stress. A avaliação médica adequada é essencial para o diagnóstico, sendo o tratamento pensado caso a caso. Como prevenção é importante estar sempre com um tênis adequado para seu padrão de corrida além de aumento de volume progressivo.

2. Fascite plantar

Inflamação na região do calcâneo, lesão muito comum principalmente nos corredores iniciantes. O importante tanto para tratamento quanto para prevenção é alongar a panturrilha e a sola dos pés, além de trabalho de ganho de força dos músculos flexores dos dedos.

3. Dor na região anterior do joelho

Mais comum em mulheres, ocorre principalmente por sobrecarga na articulação da patela com o fêmur. A principal causa é um desequilíbrio muscular, sendo agravada quanto maior a distância da corrida. Tanto para tratamento, quanto para prevenção, devemos fazer treino de força (musculação ou funcional), focado principalmente na musculatura abdutora da coxa, quadríceps e glúteo.

Como é possível perceber, na corrida as principais lesões ocorrem com sobrecarga, com aumento do volume de corrida inadequadamente, além de desequilíbrio muscular. Ou seja, para evitar as lesões na corrida, devemos manter um treino uniforme, de aumento progressivo, associado a treino de força (musculação ou funcional) e alongamento. Além de muito cuidado com o tênis. Se tudo isso for seguido a risca, a maioria dos atletas se manterão saudáveis na grande maioria do tempo.

Qualquer dúvida estamos a disposição!

Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.