Blog

Lesão do Manguito Rotador

por | jul 13, 2022 | Cirurgia de Ombro e Cotovelo | 0 Comentários

A articulação do ombro é extremamente importante pois dá condições para o uso de nossas mãos durante a execução das atividades diárias através de sua grande amplitude de movimento. Para permitir toda essa mobilidade o ombro utiliza sistemas complexos que envolvem músculos, ligamentos, ossos e tendões.

O que é o Manguito Rotador

manguito rotador é o conjunto de músculos ao redor do ombro que além de auxiliar na movimentação tem como importante função a estabilização da articulação. É composto por quatro músculos (supra – espinhal, subescapular, infra – espinhal e redondo menor) que se conectam ao osso do braço através seus respectivos tendões, fazendo com que durante a contração muscular haja movimentação do membro superior.



Tendinopatia do manguito rotador

Processos inflamatórios e desgastes desses tendões são doenças comuns e geralmente estão associados à sobrecarga da articulação, sendo Tendinopatia o nome dado para esse quadro de doença do tendão. Ela geralmente cursa com dores no ombro durante a movimentação ampla ou atividades de carga, podendo piorar no período da noite e em dias mais frios.

Ruptura do tendão

Em alguns casos os tendões podem se romper de sua inserção no osso, isso é o que chamamos de ruptura do manguito rotador. As rupturas costumam apresentar sintomas semelhantes ao das tendinopatias e podem acontecer pelo desgaste natural do tendão (degenerativas) ou por quedas e batidas no membro superior (traumáticas).

Nas rupturas do manguito rotador, assim como nas tendinopatias, o paciente geralmente consegue movimentar o braço e realizar as atividades diárias, mesmo que muitas vezes apresente dor para determinados tipos de movimentos. A diferenciação destas lesões é feita pelo Cirurgião de Ombro durante a consulta médica através da história clínica, exame físico minucioso e avaliação de exames de imagem quando necessários. Geralmente optamos pelo uso das radiografias, ecografias e/ou ressonâncias magnéticas para auxiliar no diagnóstico de cada um dos pacientes.

Tratamento

Como opções de tratamento podemos fazer uso de medicações, terapias de reabilitação e infiltrações, medidas que costumar apresentar um bom resultado para o paciente.  Além disso, em casos selecionados, o tratamento cirúrgico com reparo do tendão pode se fazer necessário.

Atualmente utilizamos a artroscopia de ombro como principal opção para o tratamento cirúrgico dessas lesões. A artroscopia é um procedimento realizado por vídeo onde através de uma câmera temos a visualização completa de toda a articulação do ombro. Com o uso deste tipo de cirurgia conseguimos efetuar o reparo das rupturas dos tendões sem submeter o paciente à cortes extensos e internamentos prolongados. É uma cirurgia rápida com hospitalização breve que apresenta alta taxa de sucesso e satisfação.

Na Ortopro contamos com os especialistas Dr. Vagner Messias e o Dr. Mateus Rugilo Rosa para o diagnóstico e tratamento das Lesões do Manguito Rotador.

Compartilhe esse post:

admorto

admorto

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.