Por ter importante papel na correta função do joelho, muitas vezes as fraturas de patela necessitam de tratamento cirúrgico. Após sua realização, vem uma etapa tão importante quanto – a reabilitação.
Diversas técnicas podem ser utilizadas para a fixação da fratura de patela, dependendo do tipo e gravidade da lesão. Gelo local e cuidados com a ferida operatória serão sempre necessários após o procedimento. A indicação de imobilização e/ou muletas vai depender de como a cirurgia foi realizada.
Banda de Tensão
Uma abordagem muito comum é a Banda de Tensão, onde é feita uma amarria da fratura com pinos e fios metálicos – neste caso, a mobilização precoce é fundamental, já que é o movimento do joelho que irá promover a compressão da fratura e permitir sua consolidação.
Tempo de reabilitação
De maneira geral, o, tempo necessário para a consolidação inicial da fratura é de 6 semanas. A partir daí, o foco é na reabilitação muscular e articular, com retorno pleno as atividades esportivas estimado entre 4 e 6 meses.
Dr. Paul André Alain Milcent (CRM/PR 29.491) é médico ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho.
Veja também: Fratura da Patela
Meu nome é Neide Maria e tive uma fratura de patela transversal, estou com 43 dias de operada, o meu médico com 16 dias passou fisioterapia não motora, apenas com tens, mas o fisioterapeuta com dezenove dia dias iniciou a fisioterapia motora. Não sei o que devo fazer?