Blog

Como evitar a Cãimbra

por | set 12, 2019 | Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

Quando você está no meio de sua prova alvo e de repente sente aquela “puxada” no músculo, a famosa cãimbra, e tudo vem por água abaixo. Já parou para pensar o que está acontecendo? O que poderia ter feito para evitar este acontecimento?

O que são as cãimbras?

As cãimbras são contraturas involuntárias da musculatura, tendo um fator multifatorial. Em uma prova longa, sempre a musculatura mais utilizada que irá sofrer, na corrida normalmente serão as panturrilhas ou as coxas. Entre os fatores que podemos dizer que são mais importante é desidratação e a falta de sódio associado a uma musculatura encurtada previamente.

 

Como evitar o surgimento de cãimbras

Então para diminuir a chance de um evento como este em sua prova alvo, primeiramente você deve se preparar adequadamente para a distância que pretende correr. Além disso a aprimorar a mobilidade articular de tornozelos, joelhos e quadris é importante para evitar o encurtamento muscular e se adequar a situação. Durante a prova lembrar de se hidratar adequadamente e lembrar de repor sal em provas maiores que 21 km.
Lembre-se: o importante é respeitar seus limites!!!

Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.