Blog

Câncer de mama e a metástase da coluna vertebral

por | out 16, 2020 | Cirurgia da Coluna | 0 Comentários

Este mês de Outubro é dedicado a prevenção do Câncer de Mama. Campanhas do Outubro Rosa visam alertar as mulheres sobre o Câncer que pode ser diagnosticado de forma precoce. Devemos lembrar também do acometimento da coluna vertebral como local de metástase comum do Câncer de Mama.

O que é a metástase óssea

Você já deve ter ouvido falar sobre este termo! Metástase é quando um tumor maligno (chamado tumor primário) se espalha para outros locais. O tumor ultrapassa a barreira do tecido sadio. Infelizmente esta lesão é mais comum do que pensamos e do que gostaríamos que fosse. Estima-se que 10% dos pacientes com câncer em outra parte do corpo apresentarão compressão medular por uma metástase da coluna em fases avançadas da doença.

Devemos considerar que todo o tipo de tumor pode disseminar para os ossos, sendo que os mais comuns são os tumores de mama (como o que todos tentam prevenir neste mês de conscientização do Outubro Rosa), do pulmão e da próstata. A área mais atingida são os ossos da coluna vertebral, portanto é preciso lembrar sempre dela durante o seu tratamento.

A dor óssea é muitas vezes o primeiro sintoma da metástase óssea. Ela pode ser bem intensa, tende a piorar à noite e pode ser aliviada pelo movimento. Por isso, caso o paciente já tenha o diagnóstico de um tumor, é importante que comunique ao seu médico qualquer nova dor na coluna para que o diagnostico seja o mais precoce possível.

O crescimento do câncer nos ossos da coluna vertebral também pode causar sintomas ao pressionar a medula espinhal. A compressão da medula espinhal pode danificar seus nervos, levando a sintomas como dormência e fraqueza na área do corpo abaixo do tumor. Se não for tratada, o paciente pode ficar paralisado.

Tratamento das metástases ósseas

O tratamento das metástases ósseas para coluna baseia-se em duas grandes vertentes: analgesia e estabilização e deve envolver seu médico oncologista e o seu cirurgião de coluna, pois fatores como o prognóstico da doença e a condição clínica do paciente interferem na decisão do tipo de tratamento mais apropriado. Previna-se. Este é o melhor tratamento !!!

 

Procure um especialista
Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Ortopedista, especializado na Cirurgia da Coluna.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).

Compartilhe esse post:

Dr. Álynson Larocca Kulcheski

Dr. Álynson Larocca Kulcheski

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.