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Alívio das dores na coluna

por | set 9, 2020 | Cirurgia da Coluna | 0 Comentários

A dor na região lombar está cada vez mais comum. Afeta jovens e adultos mas tem grande relação com a postura inadequada, falta de exercício específicos e o processo natural de envelhecimento da coluna.
A boa notícia é que pequenas mudanças na postura já ajudam a prevenir e aliviar os sintomas, como praticar alongamento, cuidado ao deitar e ao levantar, postura correta para pegar e carregar pesos por exemplo.

Conselhos parar cuidar da sua coluna.

1-    Correção postural no dia a dia

Andar com a coluna ereta, respeitando a anatomia do seu corpo; ao sentar, apoiar as costas e os pés, sem escorregar; deitar e levantar de lado, com cuidado e apoio das mãos; dormir de lado, com travesseiro que suporte o pescoço e alinhe a cabeça ao corpo.
Ao abaixar para pegar objetos, flexionar os joelhos, ao carregar sacolas pesadas, distribuir o peso entre os dois braços, bem como ao usar mochila, distribuir o peso nos dois ombros. Ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos. No caso do celular, também procurar deixar na altura dos olhos. Além disso, ao dirigir, lembre-se de apoiar as costas e a cabeça.

 

2-    Usar o calor

Banhos quentes relaxantes, manter o local da dor aquecido e colocar uma compressa morna ou bolsa de agua quente podem trazer um grande alivio para as dores na região das costas.


3-    Repouso

Evite os movimentos que aumentam a sua dor e mobilizar a coluna repetidas vezes. A posição deitada auxilia bastante na recuperação e alivio das dores. Deitar de lado ou de barriga para cima, com a cabeça bem apoiada num travesseiro não muito fofo é bem recomendado. O ideal é colocar outro travesseiro debaixo dos joelhos, caso a pessoa esteja de barriga para cima, ou entre os joelhos, caso durma deitada de lado.

 
4- Faça alongamento

Alongamentos evitam tensão nos músculos. Assim, promovendo relaxamento e bem-estar.

5- Exercícios físicos

Conte com profissional experiente para orientação da postura e atividades adequadas, como um educador físico ou fisioterapeuta. Exercícios aeróbicos colaboram com a manutenção do peso. Já a musculação, se feita corretamente, fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.
Em casos de aumento da frequência ou recorrência das dores procure sempre uma avaliação do médico especialista em coluna. Você deverá afastar problemas mais sérios e terá uma excelente orientação dos diversos tratamentos existentes, que vão desde uma orientação e reabilitação física até a correta indicação de procedimentos para intervenção da dor como os bloqueios e as rizotomias ou até mesmo cirurgias minimamente invasivas.

Procure um especialista
Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Ortopedista, especializado na Cirurgia da Coluna.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).

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Dr. Álynson Larocca Kulcheski

Dr. Álynson Larocca Kulcheski

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