A síndrome da banda iliotibial

por | fev 28, 2016 | Notícias | 0 Comentários

Novamente trazemos uma lesão comum  nos corredores, porém esta aparece com frequência em ciclistas. A síndrome da banda iliotibial é uma das principais causas de dor na região lateral do joelho. Ou seja se você é corredor ou ciclista e tem dor no joelho este problema com certeza tem que ser pensado em seu caso.

Vamos por parte. O que é a banda iliotibial?

É uma estrutura fibrosa lateral da coxa, que se inicia da região do quadril, sendo um prolongamento dos músculos glúteo e tensor da fáscia lata, terminando na região lateral da tíbia, passando muito perto da região lateral do fêmur, sendo este atrito o responsável pela inflamação e consequentemente dor.

banda iliotibial

Mas quais são exatamente os sintomas?

Dor na região lateral do joelho, que inicia subitamente durante o exercício, geralmente melhorando após terminar a atividade. Normalmente a dor é bem localizada em uma região um pouco acima da linha articular do joelho, sendo em alguns casos a dor pode se apresentar na região lateral do quadril, na origem da banda iliotibial.  Se o atleta persistir com os exercícios a dor pode irradiar para a perna e pode progredir para dor inclusive em repouso.

banda iliotibial

Quais são os motivos deste problema?

Basicamente o principal problema é o overuse, especialmente com o movimento de repetição da flexão do joelho, geralmente quando o atleta apresenta aumenta da tensão da banda, ou seja pouco alongada. A banda iliotibial apresenta o atrito em excesso na região lateral do femur, no epicondilo lateral, causando uma inflamação local.

Fora o excesso de exercício existem alguns fatores que podem influenciar o início do problema. Alguns dos fatores são características anatômicas, as quais não conseguirmos exercer grandes modificações dentre estas se destacam:

• Joelho varo ( pernas arqueadas)
  • Aumento da rotação interna da tíbia
  • Pés pronados

Entre as características modificáveis destacam-se:

• encurtamento da banda iliotibial
  • corridas muito longas ou ciclismo em alta velocidade
  • calçados incorretos
  • banco da bicicleta em posição baixa
  • desequilíbrio muscular

Como posso melhorar deste problema?

Claro que a primeira coisa seria levantar quais os problemas no seu treinamento. Overuse? Falta de alongamento? Calçados desgastados? Altura errada do banca da bicicleta? Desequilíbrio muscular?

Estamos aqui para ajudar no diagnóstico porém tudo isso pode ser verificado pelo próprio atleta. Mas dentre os tratamentos sempre iniciamos com repouso do exercícios, medicamentos anti inflamatórios, gelo no local após o início da dor. Podemos lançar mão da infiltração local, mas essencialmente damos ênfase ao tratamento físico com ganho de força muscular em região do quadril para equilibrar a musculatura, com exercícios de abdução e adução. Além do alongamento da banda tais como as figuras abaixo.

banda iliotibial

Resumindo, um problema que pode aparecer subitamente, que pode trazer um desprazer durante o exercício, porém se bem diagnosticado e conduzido será algo passageiro que não pode tirar o prazer do esporte.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Dr Bernardo F Luz

Redacao