Quais as lesões ortopédicas mais comuns do futebol?
Esporte mais popular de nosso país, o futebol é praticado diariamente com milhares de pessoas, tanto em quadras, quanto em grama natural ou sintética, todos estão suscetíveis a lesões. Hoje vamos pontuar as três lesões mais comuns em praticantes de futebol.
Entorse de tornozelo:
Com certeza o trauma mais comum, podendo resultar desde uma lesão ligamentar até uma fratura. Com certeza, após um entorse, é importante uma avaliação ortopédica, porém na maioria dos casos há apenas um estiramento ligamentar, que pode ser tratado com uma imobilização temporária e repouso, sendo comum o retorno as atividades em 2 a 3 semanas.
Lesão do ligamento colateral do joelho:
Boa parte dos traumas em joelho, acometem a parte interna do joelho, com estiramento do ligamento colateral. Na grande maioria dos casos, a lesão, apesar de dolorida, é leve, sendo passível de tratamento com repouso e medicamentos para dor. A cicatrização ocorre em 3 a 4 semanas, porém pode haver particularidades de caso a caso
Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho:
Com certeza a lesão mais temida de todos os futebolistas, ocorre durante um grande entorse do joelho, gerando dor e muitas vezes incapacidade de movimentar o joelho nos primeiros dias pós trauma. Este trauma deve ser cuidadosamente avaliada por um especialista em trauma esportivo, sendo que na maioria dos casos o tratamento é cirúrgico. O retorno ao esporte é em média de 6 a 9 meses após o procedimento.
Quando tiver algum trauma sempre procure o especialista correto para o diagnóstico preciso!
Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.
0 comentários