Blog

3 lesões ortopédicas comuns no futebol

por | mar 10, 2020 | Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

Quais as lesões ortopédicas mais comuns do futebol?

Esporte mais popular de nosso país, o futebol é praticado diariamente com milhares de pessoas, tanto em quadras, quanto em grama natural ou sintética, todos estão suscetíveis a lesões. Hoje vamos pontuar as três lesões mais comuns em praticantes de futebol.

Entorse de tornozelo:

Com certeza o trauma mais comum, podendo resultar desde uma lesão ligamentar até uma fratura. Com certeza, após um entorse, é importante uma avaliação ortopédica, porém na maioria dos casos há apenas um estiramento ligamentar, que pode ser tratado com uma imobilização temporária e repouso, sendo comum o retorno as atividades em 2 a 3 semanas.

Lesão do ligamento colateral do joelho:

Boa parte dos traumas em joelho, acometem a parte interna do joelho, com estiramento do ligamento colateral. Na grande maioria dos casos, a lesão, apesar de dolorida, é leve, sendo passível de tratamento com repouso e medicamentos para dor. A cicatrização ocorre em 3 a 4 semanas, porém pode haver particularidades de caso a caso

Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho:

Com certeza a lesão mais temida de todos os futebolistas, ocorre durante um grande entorse do joelho, gerando dor e muitas vezes incapacidade de movimentar o joelho nos primeiros dias pós trauma. Este trauma deve ser cuidadosamente avaliada por um especialista em trauma esportivo, sendo que na maioria dos casos o tratamento é cirúrgico. O retorno ao esporte é em média de 6 a 9 meses após o procedimento.

Quando tiver algum trauma sempre procure o especialista correto para o diagnóstico preciso!

Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.

Compartilhe esse post:

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

Dr. Bernardo Ferreira da Luz

CRM/PR 24331 RQE 16891 TEOT 13101. Formado pela UFPR, concluiu sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Clínicas e Hospital do Trabalhador.⠀ Possui especialização em Traumatologia Esportiva e Artroscopia do Joelho pela UFPR e participou de programa Fellowship em Cirurgia do Esporte em Lyon na França com Dr Bertrand Sonnery-Cottet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.