A Tríade da mulher atleta é uma condição médica frequentemente observada em meninas e mulheres fisicamente ativas. Normalmente está relacionada a uma baixa ingestão alimentar em um contexto de atividades esportivas intensas, e envolve três componentes:
✔Baixa disponibilidade energética, com ou sem distúrbios alimentares
✔ Disfunção menstrual
✔ Baixa densidade mineral óssea
Atletas femininas muitas vezes apresentam um ou mais destes fatores, e um diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para evitar a progressão do quadro. Dentre suas possíveis consequências estão a amenorreia (ausência de menstruação), a osteoporose e as fraturas por stress.
⠀
As mulheres acometidas também convivem com piora do desempenho esportivo e comprometimento na função musculoesquelética e cardíaca, bem como alterações renais, gastrointestinais e neuropsiquiátricas.
⠀
Médicos, treinadores e demais profissionais de saúde devem estar atentos para uma rápida identificação desta situação! Em caso de dúvidas, não deixe de agendar uma avaliação especializada.
⠀
Dr. Paul André Alain Milcent (CRM/PR 29491 ) – Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia Do Joelho.
Dr Bernardo Luz (CRM/PR 24331) – Ortopedista especialista em Traumatologia Esportiva
0 comentários