Doença caracterizada por diminuição da massa do tecido ósseo, com consequente aumento da sua fragilidade e susceptibilidade à fratura.
Figura: Osso normal e osso com osteoporose (sem a estrutura adequada)
No Brasil estima-se que ocorram 1 200 000 fraturas por ano decorrentes do problemas da osteoporose, sendo que 600 000 casos são fraturas vertebrais na coluna, ou seja metade dos casos.
Entre os principais fatores associados a esta doença está a Menopausa nas mulheres, que se caracteriza pela perda óssea acelerada nos 5 primeiros anos após o início da menopausa. Nesta fase as mulheres devem ficar bastante atentas para evitar a fratura da vértebra e do punho.
A idade avançada é outro fator que pode estar associado ao aparecimento, além de alteração do metabolismo do Cálcio e da Vitamina D. Com o avançar da idade as fraturas de quadril também começam a se tornar bastante frequentes.
Figuras: Clima e falta de Sol em Curitiba fazem com que nossa população seja mais atingidas, fata de vitamina D .
Sintomas da Osteoporose
É uma doença silenciosa, que raramente dá sinais claros do seu aparecimento, por isso devemos sempre pesquisar. Quando menos se espera uma queda ou traumas leves podem gerar uma fratura aguda e desencadear uma alteração da curva da coluna chamada de cifose, que é quando o paciente fica mais arcado para frente.
Figura: O tempo agindo na diminuição da massa óssea e na diminuição de alltura e encurvamento da coluna. Uma das causas pode ser a Osteoporose
Consequências e Complicações
Dor pode vir futuramente decorrente da alteração que a coluna adquire tentando compensar o problema gerado. É comum o paciente apresentar diminuiçao da sua altura e evoluir com a posiçao de cifose. Alem disso os familiars comecam a perceber uma incapacidade para realizer as suas atividades do dia-a dia, com limitaçoes , em algumas vezes necessitando ficar mais em repouso ou até mesmo sendo necessario uso de orteses para poder se locomover. As doenças pulmonares podem aparecer pea propria posiçao que a coluna adota e diminui a expansao do pulmao propiciando infeccoes como a pneumonia e surgimento de doencas cronicas pulmonaes. Outro sintoma frequente sao as alteracoes psicológicos, causadas pela condicao limitadora da doenca e o paciente se sentir isoado, triste e incapaz.
Diagnóstico de Osteoporose
A Avaliaçao médica é necessária para o correto diagnostico e a densitometria Óssea é o exame de referência para auxiliar o médico a confirmar e acompanhar a evolução da osteoporose.
Tratamento e Prevenção da Osteoporose
Atividade física
Deve ser bem orientada, sem sobrecarregar. Deve ser incentivado o ganho de massa muscular, evitando terrenos irregulares e que seja auxiliada por um profissional educador físico ou fisioterapeuta em um ambiente protegido para evitar quedas e machucar a coluna.
Dieta
Procure uma orientação nutricional e aumente a ingesta de Cálcio, Leite, Iogurte, Queijo, Nozes, Amendoas, Salmão, Tofu. Uma boa nutrição pode prevenir a necessidade de suplementações com medicamentos.
Alterações do ambiente de casa e Prevenção de quedas
Deve-se remover os tapetes, afastar os Móveis e deixar a circulação livre, ter cuidado com fios soltos que façam tropeçar, ter uma Iluminação adequada, principalmente no trajeto entre o quarto e o banheiro, ter suportes no box do banheiro para evitar escorregar.
Controle do Tratamento
Fazer Exame de Densitometria a cada 2 anos e lembrar que o tratamento é a longo prazo. A estabilização ou o aumento da Densidade Óssea é lenta
E quando quebra a coluna, o que fazer?
Tratamento com Colete por 3 meses, repouso e orientações feitas pelo médico especialista em Coluna.
Em alguns casos a dor se torna insuportável ou a coluna evolui com uma deformidade muito grande, sendo necessária uma Cirurgia. Existem opções menos agressivas como a Cifoplastia, que estabiliza a dor e acelera a recuperação do paciente com o aumento da vertebra fraturada e a injeção de cimento ósseo especifico para o problema da coluna.
Figura: exemplo de cirurgia de cifoplastia.
O melhor no caso da Osteoporose é estar atento e se prevenir. A prevenção é o melhor remédio
Dr. Alynson Larocca Kulcheski- CRM 24934. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Membro da Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente Invasiva (SBC.MISS).
0 comentários