]O manguito rotador é o conjunto de músculos ao redor do ombro, conectados ao osso do braço pelos tendões. Quando esses músculos se contraem, são realizados os movimentos do ombro e braço.
Quando os tendões começam a desgastar, mas não são separadas do osso ao qual estão ligados, é chamado tendinopatia e quando os tendões se soltam do osso, é chamado ruptura do rotador manguito. As lesões do manguito rotador ocorre tanto gradualmente , após quarenta ou cinquenta anos ou de forma abrupta após um acidente ou queda.
Com uma ruptura do manguito rotador, o paciente pode conseguir levantar o braço (mesmo tendo uma lesão e dor), mas é frequente a percepção que a força está reduzida. Na consulta, são feitos testes no exame físico, em que são avaliados cada músculo.
Exame adicionais geralmente são solicitados, buscando os problemas nesses tendões e músculos associados, como ressonâncias, ecografias e radiografias. Dependendo do que o paciente sente , do exame do médico e dos exames de imagem, será feito o tratamento.
Frequentemente, o tratamento médico com medicações e reabilitação traz excelentes resultados. Em caso de não trazer resultado satisfatório com esse tratamento, ou em pacientes com elevado grau de atividade, será considerado a necessidade de reparar essa lesão de forma cirúrgica.
Hoje, a artroscopia (cirurgia realizada usando uma câmera, sem fazer grande abertura na pele) é a principal cirurgia para fixar o tendão novamente ao osso. Cirurgia rápida, com hospitalização breve, trazendo o benefício que o paciente precisa.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][conteudosideinterna][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]