Epicondilite Lateral – Cirurgia e Tratamento em Curitiba

Epicondilite lateral é uma condição dolorosa, comum, que ocorre quando tendões ao redor do cotovelo estão sobrecarregados, geralmente por movimentos  excessivos  do punho, causando dor.

Epicondilite Lateral

A repetida contração dos músculos que se direcionam para o antebraço e que movimentam o punho, causam uma alteração tecidual onde eles se originam, que é na borda externa do cotovelo. Assim, a  dor se localiza nessa região.  Além disso, a redução da força na mão para “apertar” ,também está afetada e atividades cotidianas simples, podem piorar a dor, como  cumprimentar alguém, girar uma maçaneta ou até mesmo segurar uma xícara.

Apesar de ser conhecida  como cotovelo de tenista,  maioria dos casos ocorre  em pessoas que não jogam tênis. São pessoas que trabalham com movimentos em excesso ou em repetição.

Na consulta médica, será avaliado  o tempo dos  sintomas, ocupação do paciente, prática de esporte (como o tênis, por exemplo), outras doenças que acometem o cotovelo e que apresentam sintomas parecidos.

Exames para exclusão de outras causas podem ser solicitados.

É uma situação clínica que pode ter melhora espontânea, mas que deve ser tratada, devido aos sintomas. Gelo, medicações, infiltrações, fisioterapia e órteses podem ser usadas.

O tempo de tratamento costuma ser prolongado, podendo estar próximo de 1 ano. A cirurgia é uma forma de tratamento,sendo indicada após o insucesso do tratamento conservador. A artroscopia (cirurgia com câmera e pequenas incisões) ou a cirurgia convencional são os procedimentos operatórios para remoção do tecido danificado.