As queixas de dores em joelhos são frequentes em nossos consultórios, sendo que esta queixa pode ser a apresentação de uma grande gama de diagnósticos, os quais vários podem se beneficiar de um tratamento cada vez mais popular, a viscossuplementação.
O que é a viscossuplementação
A viscossuplementação é um tratamento que substitui, temporariamente, o fluido sinovial danificado para auxiliar no alívio da dor e melhorar a função da articulação, colaborando com a diminuição do atrito e aumento do amortecimento articular. A aplicação do ácido hialurônico dentro do joelho, é realizado por infiltração local, podendo ser em dose única ou três doses, dependendo de caso a caso e do medicamento utilizado. O procedimento reduz a dor por um período de 06 a 12 meses, dependendo de cada paciente.
Porém quando podemos utilizar tal tratamento? Iremos pontuar as duas principais indicações para a utilização deste procedimento.
Artrose
patologia muito comum em pacientes acima dos 60 anos, a artrose nada mais é que o “desgaste” da articulação. Ocorrendo perda de função nos joelhos, aumentando o atrito e consequentemente a dor local. A viscossuplementação diminui a dor nos casos de artrose leve e moderada, sendo muito bem indicado para os casos que a prótese de joelho não está indicada ou não desejada pelo paciente.
Condromalácia patelar
Patologia muito comum em mulheres acima dos 30 anos, causada pela sobrecarga na articulação patelofemoral, causando dor e limitações. Para tratamento, é necessário uma readequação da musculatura da coxa, porém com a viscossuplementação é possível a melhora de grande parte da dor, sendo um excelente coadjuvante no tratamento.
Então, com a evolução dos tratamento, cada vez mais temos alternativas a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dores nos joelhos, sendo que cada caso deve ser avaliado individualmente com o auxílio de um especialista de joelho.
Dr. Bernardo Ferreira da Luz (CRM/PR 24331 TEOT 13101) Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva
e Artroscopia do Joelho.
—
0 comentários