Blog

Prepare-se para as atividades Físicas em dias frios

por | maio 14, 2020 | Traumatologia Esportiva | 0 Comentários

Com as temperaturas em queda,  manter a rotina de exercícios se torna um desafio. Confira algumas dicas para realizar suas atividades físicas ao ar livre no clima frio:

Verifique as condições meteorológicas

Verifique a previsão do tempo antes de sair de casa – desta forma, pode se preparar com a roupa e acessórios mais adequados para cada situação. Temperatura, vento e umidade são fatores importantes planejamento de um treino seguro. O vento forte pode penetrar nas roupas e remover a camada isolante de ar quente do corpo, e roupas impermeaveis serão necessárias se a previsão for de chuva.

Vista-se em camadas

Vestir-se em excesso é um erro comum ao se exercitar em clima frio. O exercício gera uma quantidade considerável de calor – o suficiente para fazer você se sentir muito aquecido. Por outro lado, a evaporação do suor, pode “puxar” o calor do corpo, trazendo uma sensação gelada. A solução é vestir-se em camadas, removendo a roupa em excesso assim que começar a suar e colocando novamente conforme necessário. Primeiro, coloque uma fina camada de material sintético, como o polipropileno, que tira o suor do corpo. Evite algodão, que fica molhado ao lado da pele.  Em seguida, adicione uma camada de tecido mais quente e, por fim, cubra isso com uma camada externa impermeável e respirável.

Proteja sua cabeça, mãos, pés e ouvidos

Quando está frio, o fluxo sanguíneo é concentrado no centro do corpo, deixando a cabeça, mãos e pés vulneráveis. Assim, use luvas, meias térmicas (vale considerar um tênis de tamanho maior que o normal para os dias muito frios), gorro e faixa para proteger os ouvidos. Se estiver muito frio, use um cachecol ou bandana para cobrir o rosto.

Beber grande quantidade de líquidos

Não se esqueça da hidratação, pois ela é tão importante durante o clima frio quanto no calor. Beba água ou bebidas esportivas antes, durante e após o treino, mesmo que não tenha muita sede. Você pode ficar desidratado no frio devido à transpiração, respiração, poder de secagem do vento do inverno e aumento da produção de urina, mas estas situações podem ser mais difíceis de perceber durante o tempo frio.

Alguns problemas de saúde merecem atenção

A prática de exercícios é segura para quase todos, mesmo no clima frio. Mas se você tiver certas condições como asma, problemas cardíacos ou doença de Raynaud, consulte primeiro seu médico para revisar as precauções necessárias com base em sua condição e os medicamentos em uso.

O exercício é seguro para quase todos, mesmo em clima frio. Mas se você tiver certas condições, como asma, problemas cardíacos ou doença de Raynaud, consulte primeiro seu médico para revisar as precauções especiais necessárias com base em sua condição ou em seus medicamentos.

 

Dr. Paul André Alain Milcent (CRM/PR 29491 ) – Médico Ortopedista, especializado em Traumatologia Esportiva e Artroscopia Do Joelho.

 

Compartilhe esse post:

Dr Paul Milcent

Dr Paul Milcent

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.